domingo, 26 de setembro de 2010

Especial: Hoje é comemorado o Dia do Rádio (25/09)

O rádio brasileiro está comemorando 87 anos. E hoje é um dia de comemoração para aqueles que trabalham, gostam ou simplesmente possuem o rádio como companhia. Dia 25 de setembro é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”.

A primeira transmissão de rádio no país ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil, em homenagem aos 100 anos da Independência do país. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro.
Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi o físico italiano Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio”, em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém, alguns estudiosos defendem que o rádio poderia ter nascido no Brasil em 1894, nas mãos de Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e recebendo sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana, na zona norte da cidade. Porém, Landell teria conseguido mostrar seu invento ao público somente em 1900, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
Panorama atual

Hoje, com a utilização de várias faixas e formatos de radiodifusão, o Brasil se vê as vésperas de definir sua entrada em mais uma era da história do rádio: o radio digital. Conforme já foi noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com, o padrão de rádio digital em nosso país segue indefinido.

O governo federal levantou a possibilidade de anunciar o padrão escolhido no início do segundo semestre deste ano, o que não ocorreu. Várias emissoras brasileiras seguem em testes com os padrões europeu e americanos, além de estudos sobre os benefícios e malefícios dos dois padrões.

Assim como no Dia do Radialista, o Tudo Rádio.com parabeniza a todos os profissionais que atuam no Rádio, veículo que nestes 87 anos de história atravessou guerras, revoluções e ditaduras sem nunca deixar de fazer a sua principal função: a de informar e entreter.

Fonte: www.tudoradio.com

Um comentário:

  1. Parabéns para todos nós, que tentamos ainda dar o devido respeito a profissão.

    ResponderExcluir