quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exclusivo: Melodia e 93 FM crescem e acompanham quedas das populares no Rio

 Clique na imagem para aumentar
**Ibope de Jul/Set 2009, apenas ilustrativo**

O mercado de rádio FM do Rio de Janeiro está agitado. O Instituto Ibope divulgou recentemente como anda a briga por posições e números no segundo maior mercado de rádio do Brasil. Com base nas medições atuais, duas importantes marcas do rádio religioso reagiram de forma positiva no Rio, contrastando com as quedas das duas principais rádios populares da capital fluminense.

A FM O Dia FM 100.5 mantém com tranquilidade a sua posição de líder geral no Rio de Janeiro, porém passa a ter a segunda colocada um pouco mais próxima na pesquisa. A líder apresentou uma variação negativa no ranking geral em relação ao período anterior. A diminuição da diferença também foi motivada por mais um avanço da Melodia FM 97.5, rádio religiosa que abriu boa vantagem em relação as demais concorrentes e está mais próxima da líder.

Em terceiro geral, a popular/eclética Beat 98 FM 98.1 apresentou mais um recuo, situação que a deixa mais distante da segunda colocada, a Melodia. O resultado da Beat 98 foi bem abaixo do esperado e a estação já sofre com as ameaças da religiosa 93 FM 93.3 no ranking geral. A 93 FM foi o destaque da pesquisa, apresentando uma reação significativa, com um crescimento de cerca de 5% em relação ao período anterior.

A adulta JB FM 99.7 assegura novamente a quinta colocação geral em audiência no Rio de Janeiro, resultado que impressiona os mercados de outros centros do país. Em relação à pesquisa passada, a JB reagiu e melhorou seus números na capital fluminense. A rádio foi beneficiada também pelas quedas nos índices da popular Nativa FM 103.7 e da jovem Mix FM 102.1, ambas mais distantes da JB. A Mix segue tranquila na liderança do segmento jovem/pop do Rio.

Fechando as primeiras posições, a Super Rádio Tupi FM 96.5 retomou o crescimento e apresentou uma variação positiva no ranking geral, diferentemente dos resultados obtidos anteriormente. Já a SulAmérica Paradiso FM 95.7 recuou em relação à pesquisa passada, mas mantém sua colocação e segue entre as dez mais ouvidas do Rio de Janeiro. Quem também recuou (pela primeira vez) foi a Rádio Globo FM 89.3, obtendo uma tímida variação negativa.

Demais destaques da pesquisa no Rio: a Rede Aleluia FM 105.1 foi a rádio que mais cresceu no ranking carioca, comprovando que o gênero religioso está em alta na cidade. Foi uma reação positiva de 7% em relação ao período passado. Rádios como Transamérica Pop FM 101.3, 107 FM 107.1 e BandNews FM 94.9 também obtiveram crescimentos consistentes. A CBN FM 92.5 oscilou positivamente, porém sua variação foi menor que as demais rádios citadas nesse parágrafo.

Análise com base nos dados do Instituto Ibope (todos os dias e locais, 05h-00h, Junho a Agosto de 2010).

Fonte: www.tudoradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário